::. OUTROS ARTIGOS .::
 
 

Prêmio Inovação Tecnológica
SEBRAE Minas


A AgroGenética conquistou no ano de 2001, em parceria com o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO - UFV), pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar do Prêmio
Inovação Tecnológica SEBRAE/Finep na Categoria Instituição Tecnológica de Minas.

Em 2000 a AgroGenética/BIOAGRO - UFV conquistou o título com o projeto de Detecção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), baseada na reação em cadeia da DNA polimerase (PCR). OS testes de detecção de transgênicos feitos inicialmente utilizavam métodos imunológicos que, apesar de apresentarem boa sensibilidade, não conseguem detectar níveis de transgênicos tão baixos quanto aqueles feitos por PCR. É importante salientar que a metodologia de PCR, pela sua alta precisão, é a única aceita, em nível internacional, para a emissão de laudos oficiais de resultados de análises de alimentos.

Já em 2001, o título foi conquistado pelo destaque alcançado no desenvolvimento do projeto inovador Detecção de Produtos de Origem Animal em Rações, utilizando também a técnica de PCR, para determinar se uma ração possui um componente animal na sua mistura e também qual a sua origem. Este teste é de grande relevância para a sociedade e de notável integração com o mercado, visto que resultados de pesquisas realizadas na Inglaterra demonstraram que os restos de animais encontrados nas rações provocam a disseminação da Doença da Vaca Louca, ou Encefalopatia Espongiforme dos Bovinos - BSE. Portanto, para evitar o surgimento dessa doença no Brasil, é fundamental certificar se as rações fornecidas aos animais são livres de componentes de origem animal.

Esses títulos foram concedidos pelo Sebrae Minas à AgroGenética/BIOAGRO - UFV, devido ao caráter empreendedor dos seus projetos, proporcionando serviços inovadores à sociedade.